Review do plugin de segurança: WordPress All-In-One (AIOS)
Proteger seu site WordPress contra diversas ameaças de segurança é fundamental e o AIOS pode ser uma ferramenta versátil e poderosa.
Se você tem um site em WordPress certamente já sofreu com algum spam, malware ou mesmo problemas graves de indexação maliciosa de conteúdos, devido a vulnerabilidade que temas e plugins abrem em nossa aplicação. Essa exposição das tecnologias WordPress se dá justamente pela característica open source, por ser uma plataforma para todos os perfis de pessoas, não só desenvolvedores web, e o fator falta de conhecimento sobre segurança pode comprometer seu site.
Vou fazer um review do plugin All-In-One Security (AIOS) para explicar as funcionalidades para você configurar em poucos instantes lendo esse tutorial.
Sobre o plugin AIOS
O AIOS é um plug-in de segurança completo que protege seu site com funções básicas e algumas mais avançadas, que acabam com 99% dos problemas (na minha opoinião). Funções como firewall integrado, bloqueio de IP, autenticação de dois fatores, honey pot, scanner de malware, detecção e prevenção contra ataques de força bruta, XSS (cross site scripting) e outras ameaças comuns à segurança.
Por que usar o All-In-One Security (AIOS) no seu site WordPress?
O All-In-One Security (AIOS) é um plug-in muito recomendado de fabricantes idôneos e comprometidos, super popular entre os desenvolvedores e a comunidade WordPress, que oferece auditoria de segurança, monitoramento e firewall e uma ampla gama de defesas contra ameaças, incluindo ataques de força bruta, malware e roubo de conteúdo.
O firewall do AIOS filtra o tráfego suspeito antes que ele chegue ao seu site. Caso os hackers consigam ultrapassar o firewall, o plug-in oferece vários recursos para proteger seu painel, como alterar o URL de login e o prefixo do banco de dados, além de exigir autenticação de dois fatores (2FA).
Dashboard do All-In-One Security
Se um intruso mal-intencionado obtiver acesso ao seu painel, o AIOS registrará todas as atividades no seu WordPress, ajudando a identificar rapidamente comportamentos suspeitos para que você possa tomar medidas corretivas.
Se você está começando ou tem um orçamento limitado, pode baixar a versão lite do AIOS no repositório oficial do WordPress que já oferece uma centena de funcionalidades.
Versão gratuita do All-In-One Security (AIOS)
Este plug-in gratuito oferece recursos essenciais para combater spam de comentários e proteger seu painel com autenticação de dois fatores, além de criar um registro de auditoria detalhado e notificar sobre comportamentos suspeitos.
O AIOS também pode proteger seu site contra ladrões de conteúdo, desativando feeds RSS e Atom e impedindo cliques com o botão direito do mouse.
Entretanto, a versão premium oferece recursos adicionais, incluindo um scanner de segurança, opção de bloquear tráfego por país de origem, entre outros.
Segurança é fundamental em sites WordPress
A segurança do WordPress é crucial para todos os proprietários de sites. Mesmo que você esteja começando ou não tenha muito tráfego, muitos ataques são realizados por bots e scripts automatizados, tornando qualquer site um alvo potencial.
Vamos explorar se o AIOS é o plug-in de segurança ideal para seu site WordPress.
1. Proteção Contra ataques de força bruta
O AIOS bloqueia automaticamente um endereço IP após um número definido de tentativas de login com falha. Você pode personalizar o número de tentativas e o período de bloqueio nas configurações do plug-in.
Bots frequentemente geram erros 404 enquanto procuram vulnerabilidades. O AIOS monitora esses erros e bloqueia IPs que geram um número anormal de erros 404.
Você também pode bloquear o tráfego com base no país de origem, permitindo a lista branca de IPs específicos mesmo em países bloqueados.
2. Autenticação de dois fatores (2FA)
O AIOS adiciona autenticação de dois fatores ao WordPress, compatível com ferramentas como Google Authenticator e Authy, e até com o WooCommerce.
Você pode limitar esse recurso a funções específicas ou torná-lo obrigatório para certas funções de usuário, como administradores e editores.
3. Scanner de malware
O AIOS inclui um scanner de malware que notifica sobre códigos suspeitos no seu site e monitora o status do seu site nos mecanismos de busca. Está disponível apenas na versão paga e é um ótimo recurso sem dúvidas, uma vez que pode nortear ajustes vitais rapidamente.
4. Proteção contra spam de comentários
O AIOS bloqueia comentários originados de outros domínios e IPs conhecidos de spammers, eliminando esses comentários automaticamente. Os comentários de spam podem prejudicar a experiência do usuário e podem até mesmo prejudicar seu SEO.
5. Scanner de segurança automatizado
O AIOS vem com um scanner de segurança integrado que verifica se há alterações em arquivos no seu site e o notifica se encontrar algo suspeito. Ele verifica alterações em arquivos e notifica se encontrar algo suspeito, podendo ser executado manualmente ou agendado automaticamente.
6. Firewall de aplicativos da web (WAF)
O WAF integrado protege contra ataques de hackers, força bruta e DDoS usando regras de firewall “6G Blacklist”, protegendo seu site contra solicitações de URL maliciosas conhecidas e bots.
Novas ameaças à segurança estão sendo descobertas o tempo todo. Dito isso, a equipe do AIOS mantém uma lista de explorações conhecidas e as libera como novas regras de firewall, para que você possa ter certeza de que seu site está protegido contra as mais recentes ameaças à segurança conhecidas.
7. Alterar o URL de login
Personalize o URL de login para dificultar que hackers encontrem a página de login.
8. Forçar Logout
Configure o logout automático de usuários após um período de tempo para aumentar a segurança, especialmente em computadores compartilhados.
9. Aprovação manual de contas
Marque novas contas como “pendentes” até aprová-las manualmente no painel do WordPress, ajudando a prevenir contas de spam.
10. Gerador de CAPTCHA
Proteja páginas de login e registro com CAPTCHA, usando Cloudflare Turnstile, Google reCAPTCHA v2 ou CAPTCHA matemático.
11. Ativar Honeypot
Adicione um campo visível apenas para bots nas páginas de login e registro para redirecionar usuários suspeitos.
12. Renomear contas “admin”
Substitua o nome de usuário “admin” por outro para evitar ataques de força bruta.
13. Lista negra de IPs
Bloqueie rapidamente IPs específicos, intervalos de IP e agentes de usuário.
14. Proteção de cópia de conteúdo
Impeça que outros sites exibam seu conteúdo via iframe e desative o clique com o botão direito para proteger imagens.
15. Desativar Hotlinking
Impeça hotlinking para proteger imagens e economizar recursos do servidor.
16. Ferramenta de Força da Senha
Verifique a força das senhas para evitar vulnerabilidades de segurança.
17. Desativar Enumeração de Usuários
Impeça que hackers obtenham uma lista de nomes de usuário válidos.
18. Sais adicionais
Adicione 64 novos caracteres aos sais padrão do WordPress para maior segurança nas credenciais de login.
19. Desativar XML-RPC
Bloqueie acesso externo ao XML-RPC para maior segurança, mantendo a funcionalidade de plug-ins como Jetpack.
20. Desativar editores de arquivos
Desative editores integrados para evitar que hackers adicionem códigos maliciosos ao seu site.
21. Prefixo de banco de dados personalizado
Altere o prefixo do banco de dados de “wp_” para dificultar ataques automatizados.
22. Configurações de Permissão
Corrija permissões de arquivos e pastas para manter a segurança ideal.
23. Registro de Auditoria Detalhado
Monitore mudanças e atividades do usuário com um log de auditoria detalhado, ajudando a identificar atividades suspeitas.
24. Monitoramento de Tempo de Resposta e Uptime
Receba notificações sobre lentidão ou tempo de inatividade do site para ações rápidas de correção. Essa é mais uma funcionaldade premkum, e de verdade, eu acho que vale a pena pagar os quase 50$ por ano. As vantagens valem muito mais do que isso.
Meus insights finais
O plugin de segurança para o WordPress All-In-One Security, ou AIOS, se preocupa de verdade com a segurança e oferece tudo que um site WordPress precisa para se proteger contra malwares, spams, bots maliciosos e outras infinitas vulnerabilidades. É claro que ele é apenas um plugin e não resolve todo o desenvolvimento web e as tecnologias colocadas na aplicação, mas é uma excelente forma de blindar seu conteúdo com diversas ferramentas poderosas de gestão.
Se você precisa proteger seu site WordPress contra diversas ameaças de segurança, o AIOS pode ser uma ferramenta valiosa. Considere inclusive o premium, pois a empresa por trás é excelente e nunca tive problema algum com qualquer funcionalidade.
Nota editorial: Não ganhamos comissão de links e ferramentas selecionadas em nosso site. Não há qualquer tipo de interferência nas nossas opiniões trazidas aos leitores.