Rastreamento de URLs com parâmetros baseados em filtros: guia robots.txt
A navegação por filtros é uma funcionalidade poderosa mas que pode prejudicar as estratégias para SEO. Entenda como gerenciar o rastreamento e definir regras no robots.txt

Índice
A navegação por filtros é um recurso comum em sites, permitindo que os visitantes ajustem como itens (como produtos, artigos ou eventos) são exibidos em uma página. Embora seja uma funcionalidade útil, sua implementação mais comum — baseada em parâmetros de URL — pode gerar um número infinito de combinações de URLs e, inclusive, prejudicar estratégias de SEO de várias maneiras:
- Rastreamento excessivo: os mecanismos de busca acessam uma grande quantidade de URLs geradas pelos filtros, sem saber se elas são úteis, desperdiçando recursos do servidor.
- Rastreamento de descoberta mais lento: o tempo consumido em URLs de filtros inúteis reduz a capacidade do Googlebot de rastrear novas páginas importantes.
- Canibalização excessiva: quando páginas concorrem entre si pois possuem termos e semântica HTML similares
Por exemplo, uma URL com filtros pode ser assim:
https://exemplo.com/produtos?categoria=peixe&cor=verde_radioativo&tamanho=pequenoHTMLCada filtro gera uma nova combinação de URLs, aumentando exponencialmente o volume de páginas para rastrear.
Exemplo de URL com parâmetros em site de pesquisa jurídica:

Por que gerenciar o rastreamento de URLs com filtros?
Se você não gerenciar adequadamente essas URLs, elas podem:
- Prejudicar o orçamento de rastreamento do seu site (crawl budget).
- Aumentar o consumo de recursos do servidor.
- Gerar páginas duplicadas ou de baixo valor indexadas no Google.
Portanto, é importante definir se essas URLs devem ser indexadas ou bloqueadas, dependendo dos objetivos do seu site.
Como impedir o rastreamento de URLs com parâmetros de filtros
Se você não precisa que as URLs com filtros sejam indexadas, é recomendável bloquear o rastreamento dessas URLs usando o arquivo robots.txt.
Disallow pelo robots.txt
Suponha que os parâmetros categoria, cor e tamanho estejam gerando filtros desnecessários. Você pode adicionar as seguintes regras:
User-agent: Googlebot
Disallow: /*?*categoria=
Disallow: /*?*cor=
Disallow: /*?*tamanho=
Allow: /*?categoria=todos$ HTMLExplicação:
Disallowimpede que o Googlebot rastreie URLs com os parâmetros especificados.Allowpermite URLs específicas importantes, como uma listagem geral.
Exemplo de aplicação no site do Jusbrasil:

Reparem que existem regras específicas para indexar a primeira página de um resultado de busca e as internas não, dentre outras estratégias.
Uso estratégico da tag rel=”canonical”
Para URLs de filtros, adicione a tag canonical apontando para a URL principal (sem filtros).
<link rel="canonical" href="https://exemplo.com/produtos" />HTMLUso estratégico de rel=”nofollow” em links <a>
Adicione rel="nofollow" nos links que levam a páginas com filtros, impedindo que o Google siga esses links.
<a href="https://exemplo.com/produtos?cor=verde" rel="nofollow">Ver produtos verdes</a>HTMLRetorne o status 404 para filtros inválidos
Se um filtro não retornar nenhum resultado (por exemplo, produtos inexistentes), retorne um código HTTP 404. Isso evita que o Google indexe URLs sem valor.
Use fragmentos de URL (#)
Se possível, substitua parâmetros de URL por fragmentos, que não são rastreados pelo Google.
https://exemplo.com/produtos#categoria=peixe&cor=verdeHTMLInsights finais
A navegação por filtros é uma funcionalidade poderosa, mas pode prejudicar o SEO do site se não for bem gerenciada. Avalie suas necessidades:
- Se as URLs com filtros não forem importantes, bloqueie o rastreamento usando
robots.txt. - Se forem necessárias para indexação, otimize-as com tags
canonicalounofollowe mantenha uma estrutura de URL limpa e eficiente. Avalie criar URLs atomizadas caso as de parâmetros sejam relevantes.
Se você precisa de mentes no seu negócio, saiba que a Pink and Brain pode te ajudar. Somos ratos quando o assunto é SEO e marketing digital. Venha tomar um café digital.
Minha jornada no mundo digital começou no início dos anos 2000, desenvolvendo sites e trocando serviços por benefícios em jogos de RPG online, durante os primeiros anos da popularização da internet no Brasil. Sou formado em Desenvolvimento de Sistemas, Administração de Empresas e pós-graduado em Marketing Digital, com especializações em desenvolvimento web e arquitetura da informação. No entanto, meu verdadeiro aprendizado veio da prática — nas empresas em que atuei, enfrentando desafios reais e construindo resultados sólidos. Ao longo da carreira, acumulei experiências que vão da base operacional à liderança estratégica: atuei como ajudante de comunicação, analista de audiência, especialista em SEO, desenvolvedor front e back-end, gestor de tráfego, CRM, consultor de BI e especialista em produtos Google. Essa vivência me moldou como um estrategista digital completo, com visão holística e foco em performance. Sou referência em transformação digital para líderes de diversos setores, em especial saúde, finanças e tecnologia. Unindo branding, aquisição, cultura de dados e desenvolvimento web, desenho estratégias integradas que impulsionam crescimento, inovação e diferenciação competitiva.
César Canteiro possui 71 conteúdos publicados na Pink and Brain. Leia mais.